Ao abrir o coração para ouvir atentamente a Palavra de Deus, compreendê-la e praticá-la, a FÉ VEM. Uma vez que a fé vem, ela chega ao coração para realizar maravilhas, milagres, transformações no corpo, na alma e no espírito. Contudo, ela pode chegar e não fazer o que você necessita que ela faça. A FÉ precisa de um ambiente adequado para conservar a SUA ATMOSFERA. Crie e proteja a atmosfera da fé. Uma palavra negativa dita por alguém, ou mesmo por você, pode minar a sua fé para agir. A fé comumente não fica parada para receber as coisas. A fé vem e age pela palavra recebida para conquistar o desejado, que foi em fé dado a você pela Palavra.
Estou falando da FÉ para operação de milagres. Não estou falando da fé natural, daquela que todos têm. Ao se acordarem, eles se levantam, comem, vão trabalhar, depois voltam e dormem, cotidianamente. Tampouco falo da fé/esperança humana, mas da fé/convicção, a fé bíblica que produz certeza para agir sobre a Palavra que se ouve. Ainda quando não há evidência do prometido, ainda assim se crê na sua vinda, por fé, e ele vem. Falo da fé que vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. É a fé que opera milagres—milagres que todos necessitam, e quando não os têm, sofrem. Nós fomos feitos para usufruirmos das operações sobrenaturais de Deus. A vida de Deus em nós é feita de milagres.
Em 2Reis, capítulo 4, uma viúva clamou ao profeta Eliseu pelos milagres de Deus. O esposo dela havia morrido e deixado certa dívida pela qual o credor levaria os seus filhos como escravos se não fosse paga. O profeta perguntou o que ela tinha em casa. “E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite” (2Reis 4.2 | ARC). O homem de fé não se lamentou pelo ocorrido, não tentou encorajá-la a passar pelo sofrimento pelo qual passaria com a perda dos filhos. A fé não age considerando a falta, mas o que se tem, porque Deus faz fluir o sobrenatural a partir do que você tem, ainda que seja uma coisa mínima. Davi tinha apenas pedrinhas que apanhara de um riacho e uma funda; o gigante tinha toda a armadura de um guerreiro. Davi não considerou o aspecto do problema, mas o sobrenatural de Deus a partir de coisas mínimas. “O que tens em casa?” O que TENS? Essa é a pergunta. “Uma botija de azeite.” Essa é a resposta. O Senhor faz a coisa mínima se multiplicar. Todos nós temos uma porção de fé, mas às vezes a desprezamos. O Senhor quer que participemos do milagre com a fé que faz com que do quase nada flua o sobrenatural de Deus.
A atmosfera da fé estava sendo criada pelo homem de FÉ no coração da viúva para que ela, pelo ouvir a Palavra, se aplicasse em obediência à execução da Palavra ouvida. Eliseu a preparava para coisas grandes. Como está registrado, em Efésios 3.20 (ARC), Deus faz “muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o [Seu] poder que em nós opera”—o poder da fé, que é por ouvi-lO.
Continuando em 2Reis, nos versículos 3 e 4, novos comandos são dados pelo homem de FÉ, para que a atmosfera da fé seja definitivamente criada e protegida. “Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos [ele a preparava para coisas grandes]. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos [guarde-se da incredulidade que vem de fora, proteja a atmosfera de fé], e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio” (ARC). Pela fé, vem o derramar maravilhoso de Deus na vida dos que creem. Fé não é uma coisa inerente a um determinado grupo. A fé está disponível para todos.
A fé veio àquela mulher pelo ouvir a Palavra (crer e obedecer). A atmosfera da fé foi criada e protegida (porta fechada para não permitir que entrasse a incredulidade que estava lá fora, para que se mantivesse a atmosfera da fé). O projeto está pronto para execução. O resultado será maravilhoso, sempre será maravilhoso, abundantemente maravilhoso. “E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou” (2Reis 4.6 | ARC). Glória a Deus! Não ficou nenhum vaso vazio; todos foram cheios. Deus é o Deus de completude.
“Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto” (2Reis 4.7 | ARC). Dívida paga, filhos no seio da mãe, família resgatada, mas não só isso—agora ela e sua família tinham para o resto da vida: “Tu e teus filhos vivei do resto”. Esse resto não é uma sobra de migalhas humanas, mas a abundância sobrenatural de Deus que fluiu juntamente com o azeite e o fez multiplicar-se, enquanto ela, por fé e na sua atmosfera, obedecia à voz do Senhor, deitando o azeite nos muitos vasos que juntou.
Assim será na sua vida em todas as áreas, crendo e procedendo conforme a Palavra da fé, trazida por Deus ao seu coração hoje. Amém e amém. Glória ao Senhor Jesus!
Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo